Thursday, February 22, 2007

22/12/06 SILENCIO, SERENIDADE E SIMPLICIDADE!

Meus queridos filhotinhos!
Como vão vocês? Espero que estejam bem, apesar das chuvas.
Fica tudo tão molhado, não e mesmo, que fica mais difícil de brincar. Pecam a Luciene para que ela ponha vocês para dentro assim que ela chegar. Eu sei que cachorrinho não gosta de ficar longe de humanos, não e mesmo? Pois e, pecam com carinho, mas não desistam nunca. Ela gosta muito de vocês e o tio Edimar também. Ainda por cima tem a tia Maria Lucia, a Melissa, a Larissa, a Raissa, a Josiane e a Josimara! Que bom! Fico feliz de vocês terem tantos amigos! Os amigos da gente são mais valiosos do que todos os tesouros da terra juntos, mas a gente tem que cooperar para manter as amizades. Isto significa obedecer sempre, não ficar dando pulos com as visitas chegarem, não ficar agitado quando encontrar com outros cachorrinhos e não fazer bagunça. Estamos combinados?
Que bom que vocês estão tranqüilos ai! Infelizmente, para muitos humanos esta época e muito movimentada, cansativa e estressante. Sabem porque? E que os humanos celebram uma festa que eles chamam de Natal. Quando isso começou o sentido da celebração era a fé e a religiosidade dos cristãos, so que com o passar dos anos, a coisa foi mudando e alguns nem mais se lembram de que esse e o momento de celebrar o nascimento de Jesus para aqueles que são cristãos. Tornou-se um acontecimento totalmente comercial. Como as pessoas acham que tem que dar presentes, correm de um lado para o outro comprando coisas, ficam cheias de dividas e passam dificuldades no inicio do Ano Novo com as despesas exageradas que fizeram para celebrar a tal da festa.
So que se eu já achava que no Brasil, essa festa era algo puramente comercial, aqui a coisa e muito pior. Como as pessoas tem mais dinheiro do que ai, fazem despesas absurdas, comprando presentes caríssimos. O publicidade as estimula a comprarem cada vez mais e as vitrines das lojas – o lado bom da estória – são simplesmente maravilhosas. Algumas apresentam ate modelos vivos, manequins, durante o horário noturno, em que a maior parte das pessoas pode ir `as compras.
Se a gente parar para olhar e tudo muito bonito, so que e vazio. Porque depois que os presentes são abertos, a festa acaba, pois não tem um sentido real, mais humano. Entretanto estou aprendendo uma coisa. Nos anos anteriores, ai no Brasil, eu ficava muito triste com isso. Revoltada mesmo e me negava a participar das festas. Como nada e por acaso, estou tendo a oportunidade de conhecer uma pessoa que esta fazendo aqui o que eu fazia ai. Na verdade, o Len funciona como um espelho que reflete para mim essa minha atitude negativa com relação a algumas coisas.
Meus filhinhos, a gente tem de ter muita paciência com a raça humana. São todos muito custosos e não vai ser com cara fechada que a gente vai conseguir mudar esse Planetinha! O Len esta tão furioso com essa coisa de Natal comercializado que ficou doente. Primeiro, a família do irmão dele quer que ele va passar o Natal com eles numa cidade aqui pertinho – Barry. Ai, ele ficou uma fera; depois entrou em depressão pois não sabe como vai explicar que não quer ir para la; ele acha essa coisa de presentes ridícula! Como a depressão abaixa a imunidade fisiológica, fica mais fácil de a gente ficar doente. Adivinhem! Ele apanhou uma gripe, mas quer ficar sozinho, sem ajuda, com febre, comendo não se sabe o que, pois não tem animo para cozinhar. Ai no Brasil, uma gripe e algo relativamente fácil de se curar. Entretanto aqui, com as baixas temperaturas, a coisa pode-se desenvolver em direção a uma pneumonia e, se não houver os devidos cuidados, a pessoa pode ate morrer. Principalmente, gente com mais de 50 anos, como e o caso dele. E triste perceber como, apesar de toda a inteligência, o ser humano pode tornar a própria vida muito mais difícil. E o tal do livre arbítrio, a gente e livre para escolher, mas infelizmente, quase sempre, escolhe o pior.
Cachorrinho não tem dessas coisas e por isso e muito mais feliz. Eu estou aprendendo com os cachorrinhos. Comprei um livro escrito por um casal que fala da vida deles com os “filhotes” deles. Estou prestando bastante atenção. Ai, quando me convidam para alguma coisa, ao invés de falar que não posso ou não quero, apronto correndo e vou encontrar com as pessoas. Faço igual a vocês quando percebem que e a hora do passeio. E vou aproveitando cada minuto, todas a oportunidades que a vida esta me oferecendo! E vou agradecendo pelas lições que vocês me deram ai, pelas que estou vivendo aqui e por todas as coisas que virão no futuro.
A Vida e composta de uma serie de encontros. Quando a gente sorri para a Vida, as pessoas sorriem para a gente e a chance de ser feliz aumenta significativamente. Outro dia, percebi que as pessoas estavam sorrindo para mim na rua, achei estranho, pois os canadenses são muito reservados. So então percebi que estava curtindo tanto o dia ensolarado que estava com um semblante de sorriso. Os dias de sol aqui são lindos, apesar das baixas temperaturas. O céu fica azul de brilhar e os galhos das arvores sem folhas parecem brilhantes ao sol. Alem disso, preciso contar para vocês uma coisa, o céu `a noite aqui e simplesmente deslumbrante. Como estamos muito próximos do pólo norte, o céu daqui tem um tipo de luz diferente da luz dos trópicos, como o céu do Brasil. Há como que uma luz avermelhada, rósea, sempre na linha do horizonte. Gente e um negocio alucinante, se não fosse tão frio, a vontade seria de dormir com as janelas abertas para ficar olhando o céu. Sempre tiro um tempinho para dar uma olhadinha la fora antes de me deitar. Tenho uma varandinha externa de onde da para contemplar a paisagem. Aqui as janelas são duplicadas para evitar a entrada de ar frio e o vidro interno e mais grosso e poroso para proteger do frio o lado interno dos apartamentos e das casas. So para dar a vocês uma idéia. Daqui a gente não vê o Cruzeiro do Sul e nem as Três Marias, pois estamos muito acima da linha do equador! E lindo! As constelações de estrelas são diferentes, das que a gente vê ai no céu do Brasil.
Como a vida da gente e muito corrida, procuro sempre reservar um tempo para a minha leitura matinal e meditação. Tenho reparado que quando a gente começa o dia assim, sem querer a programação da gente fica toda organizada para que a gente de conta da tarefa de uma forma menos estressante, apesar dos muitos compromissos de estudos, leituras e entrevistas. Procuro me organizar para não ter de correr de um lugar para o outro sem parar, como fazia ai. Estabeleci horários de leitura, de entrevistas e de redação dos artigos para publicação. So que esses artigos, no futuro, vão se transformar nos capítulos do livro que vou publicar sobre a minha pesquisa aqui. Assim, apesar de estarmos em um período de “férias” eu estou trabalhando normalmente, de forma organizada, mas sem aflição. Preciso voltar logo para casa para assumir o que a VIDA me reserva.
Em meus momentos de meditação, entrego-me ao ETERNO e peco a ele para dirigir meus pensamentos, palavras e obras em direção ao cumprimento do PLANO dele para mim. Na verdade, quando faço isso, me da um frio tremendo na barriga... O que será que ELE quer de mim? Ai eu me lembro das muitas vezes em que me entreguei aos cuidados dos meus pais terrenos, que, apesar de todo amor a mim dedicado, possuíam uma visão bastante parcial da vida e dos acontecimentos. Não me recordo de ter ficado com medo em nenhum daqueles momentos. Entreguei-me completamente e, apesar da visão limitada deles, sempre tudo se encaminhou para o melhor, mesmo que, aparentemente, os desenvolvimentos não parecessem satisfatórios. Então, a minha FE me mostra que estou em mãos muito mais poderosas, que tem o controle do passado, do presente e do futuro. Estou aos cuidados de LUZES que sabem tudo, que estão em todos os lugares e que podem tudo. E ai o medo desaparece... Em seu lugar, nasce a ESPERANCA de que tudo concorre para o bem daqueles que pretendem se dedicar ao serviço ao Cosmos...
Antes de vir aqui para a biblioteca, estava ouvindo radio la no apartamento. Parece que hoje e um dos dias mais movimentados no mundo todo. Os aeroportos estão superlotados por causa dos cancelamentos de vôos devido `as nevascas nos Estados Unidos que e rota de passagem para muitos outros paises. Outros aeroportos estão com acumulo de passageiros em circulacao, o que tem provocado atrasos seguidos em muitos vôos, nervosismo (por que as pessoas querem chegar em casa depressa) e possíveis acidentes nas estradas cheias de motoristas apressados. Nas cidades, os shoppings estão abarrotados tanto quanto as lojas, e a possibilidade de colisões entre os veículos e entre as pessoas e cada vez maior. Todo mundo esta nervoso, aflito e apressado!
Então para contrabalançar toda essa bagunça estou bem quietinha aqui na biblioteca da Universidade, pensando em vocês – mas sem ficar triste – estudando os meus livros calmamente. Quero fazer o movimento contrario e sei que não sou a única que esta fazendo esse trabalho. Há muita gente dedicada a servir ao Planeta com seu silencio, paz interna e simplicidade. E so disso que o mundo precisa, mas os meios de comunicação pregam o contrario e, mobilizadas pelas mensagens, as pessoas se movem enlouquecidas de um lugar para o outro, buscando a felicidade. So que tudo isso que buscamos em alcançar com presentes, comidas, bebidas e festas esta dentro do peito da gente, la no fundinho do coração. Parece fácil encontrar isso então! So que para fazer contado com esse CENTRO DE GRACAS, a gente tem de parar de se mover, fazer silencio e ficar quietinho. Infelizmente, os humanos acham isso impossível nessa época e ai começam o ano com todo um acumulo de insatisfação, exaustão física e psicológica e agitação. Ficam tão cegos que apesar de tudo isso ainda se desejam feliz Ano Novo. Como? Mas não e loucura não! E que la no fundinho eles estão em busca desse lugar se silencio, serenidade e simplicidade. Na verdade, apesar de toda a confusão, eles pretendem confirmar sua fidelidade ao PLANO DO ALTISSIMO. So que, nesse ritmo, eles vão demorar muito para chegar la! E o Planeta precisa de ações urgentes para não entrar em colapso. Como cada um de nos tem o seu ritmo e o seu tempo, não vamos apressar o rio. Deixemos que ele cumpra seu ciclo dentro do seu tempo!
SILENCIO, SERENIDADE E SIMPLICIDADE. E isso que a Mamãe deseja a vocês ao longo desta semana. Que nossos Corações tenham sempre motivos para estar em festa! Que essas celebraçoes internas, não dependam de presentes, de comidas e bebidas e de movimentos desnecessários. As enchentes na Malásia que estão matando milhares de pessoas desde ontem estão sinalizando que precisamos parar. Há muita Energia em circulação. Essa catástrofe esta mostrando que o melhor presente que podemos dar `aqueles que amamos e a nossa paz e equilíbrio internos! Que as melhores comidas e bebidas tem como ingredientes SILENCIO, SERENIDADE E SIMPLICIDADE! Que as melhores festas acontecem quando a gente menos espera, nos encontros maravilhosos que a VIDA nos reserva ao longo do seu curso, sem data marcada! E que o Maior dos Encontros não vai ter nem comidas, nem bebidas, nem muita gente por perto, mais vai ser iluminado por muitas LUZES que certamente, tem testemunhado as visitas das HIERARQUIAS!
Mamãe
Toronto, 22 de dezembro de 2006.

No comments:

Blog Archive