Saturday, February 24, 2007

16/02/07 - E bem verdade que e melhor perceber um erro um dia do que nunca perceber

Meus queridos filhotinhos!



Como vão vocês? Tiveram uma boa semana?


Hoje ainda não e amanha, mas eu gostaria muito de compartilhar com vocês umas coisas muito especiais.

Primeiro um segredo. Quarta-feira foi dia dos namorados aqui. Como houve uma tempestade de neve muito forte, cheguei aqui na Universidade mais tarde que do que de costume, pois esperei o tempo melhorar. Quando abri o meu correio no computador, vi que alguém tinha enviado um cartão eletrônico para mim. Mamãe anda meio fora de forma para essas coisas, sabe. Ai me deu uma tremedeira e, apesar do frio de 15 graus abaixo de zero, comecei a suar. Ele e um cara simpático, um pouquinho grisalho, português da Ilha da Madeira trabalha aqui na Universidade na coordenação do Sistema de Informações do campus. Mas o mais importante e que ele tem olhos verde escuros. Só notei isso em um dia em que ele me chamou para conversar. Olhando de longe, os olhos deles parecem pretos. Alguém já disse que os olhos são o espelho da alma, por isso acho que ele deve uma pessoa legal. Essa cor de olhos e rara.


Acima de tudo o mais interessante nessa experiência foi a sensação de despojamento que só os anos são capazes de nos dar. Quando a Mamãe tinha 20 anos, se algo parecido acontecesse, eu ia ficar muito ansiosa para saber o dia em que ele ia me telefonar. No entanto, com o passar dos anos, o que conta não e o que vem pela frente, mas o que estamos vivendo agora. Foi emocionante! Depois de mais de doze anos receber um cartão no dia dos namorados. A mensagem foi enviada 57 minutos depois da meia noite no dia 14. Se eu tivesse chegado na Universidade mais cedo e tivesse respondido o cartão provavelmente teria recebido um convite para jantar, tradição aqui no dia dos namorados. Como cheguei tarde, ele deve ter desistido e convidado outra pessoa.


Há uns 12 anos atrás eu ia ficar desesperada me culpando pelo atraso. No entanto, agora, fico satisfeita com o que me coube nesse momento da minha vida. Talvez isso signifique que eu tenha despertado o interesse dele. Talvez seja apenas uma delicadeza. Entretanto, com certeza, posso afirmar que a experiência me fez muito bem. Respondi com um cartão engraçado em que dizia que a mensagem dele me fez tão feliz que sentia vontade de dançar... e agradeci.


Há muitos anos atrás aprendi a esconder meus sentimentos e a agir como se nada estivesse acontecendo quando essas coisas ocorriam. Mas agora, percebo que isso não me fez bem. Então, resolvi assumir com clareza meu interesse, sem, no entanto, ficar esperando que algo ocorra. Por agora, o que aconteceu me basta. O mais importante foi ter tido a coragem de assumir meu interesse e de responder com clareza. Não sei se a gente vai sair um dia, mas sei que não sou melhor nem pior se assumir que gostaria de conhecer alguém e de ter um companheiro. Passei a maior parte da minha vida negando isso. Pago terapia para chegar a assumir isso. Mas foi preciso enfrentar um frio e uma nevasca muito forte para me dar conta de que a minha vida espiritual não será nem melhor, nem pior se eu estiver com alguém.


Há muito tempo atrás eu participava de um grupo de trabalho. Fiquei interessada em um cara e escondia isso de mim mesmo e dele também. Quando ele tentava se aproximar de mim eu fugia. Eu achava que devia ser fiel aos objetivos do grupo e não pensar em nada mais. Esse jogo de esconde-esconde durou uns cinco anos. Um dia uma mulher corajosa e decidida, também do grupo, se interessou por ele. Divorciou-se, assumiu a relação diante de todo o grupo e hoje esta casada com ele. E vão ser felizes para sempre! Eu? Quase morri quando percebi o que estava acontecendo. Fiquei mal no tal grupo. Perdi o pique. O grupo precisa de pessoas de ação e perceberam que eu não estava me encaixando em nenhuma tarefa. Fui delicadamente excluída e o casal esta la mais firme do que nunca. No grupo e na vida... Ninguém do grupo questionou a relação deles. Mas todos consideram o casal muito comprometido e eu como uma frouxa. Entenderam... Estou contando isso, para que ninguem siga meu exemplo. Não vale a pena. E bem verdade que e melhor perceber um erro um dia do que nunca perceber. Só que percebi muito tarde e de agora por diante as minhas chances são cada vez mais escassas. Vocês que são jovens assumam seus próprios sentimentos! E melhor tentar e não conseguir do que nunca ter tentado... Ou tentar muito tarde, quando as oportunidades podem não mais acontecer!...


Pensei muito se contava para vocês isso ou não. Na verdade, há muito tempo vocês já sabem disso. Todas as vezes que fiquei “agarrada” a vocês, todas as vezes que deixei vocês fazerem tudo o que queriam (principalmente com o Tuakinho!) foi porque compensava essa falta colocando vocês no lugar de um possível companheiro. Foi por isso que o Tuakinho “destruiu” dois sofás na casa em que a gente morava lá na Avenida dos Coqueiros. E por isso que o Tuakinho e indisciplinado e sem limites comigo! Se o Tuakinho fosse um menino, provavelmente me daria muito trabalho quando ficasse adulto. Felizmente, outras pessoas, como a Marilia, a Luciene e o tio Edimar entraram nas nossas vidas para colocar limites naturais necessários a uma boa convivência entre os reinos.


Acho que por tudo isso fui para casa ontem `a noite, leve, feliz, inteira. Não estou mais escondendo uma parte de mim mesma. Não estou mais amputando uma parte de mim mesma. E claro que isso não me garante que ele vá me procurar depois. Nem ele, nem ninguém. Mas só o fato de não negar essa busca, já me aproxima de um possível companheiro, ainda que ele não se manifeste em um curto espaço de tempo.


Infelizmente, na maior parte dos lares no Brasil, os pais educam as filhas para negarem seus próprios sentimentos. E como se fosse uma vergonha, você gostar de alguém e correr o risco de não ser correspondida. Esse treinamento e tão intenso que a gente esquece o que significa ser autentica. Só que para a gente ter uma relação satisfatória com alguém, e fundamental ser autentico. Quer dizer, ser capaz de assumir e revelar os próprios sentimentos aos outros. E importante ressaltar que isso não garante que a gente vá ser mais feliz do que os outros. Só que a gente não passa pela vida com dor de estomago, dor de cabeça, depressão, pagando terapia, para alguém dizer para você que e muito importante ser fiel a si próprio. Isso não garante que os outros vão ser fieis `a gente. Mas garante uma vida mais saudável, com certeza! Tive uma ótima noite de sono!!!!!!!!!!!...


Segunda coisa. Hoje participei em uma videoconferência que aconteceu aqui em Toronto e em uma outra cidade lá na Alemanha, na Europa, muito longe daqui. Apresentei minha pesquisa com uma segurança que eu desconhecia em mim mesma. Depois disso, lá da Alemanha, meu orientador me fez algumas perguntas que eu consegui responder com criatividade. Quando acabei, não perguntei a nenhum dos meus colegas, o que eles tinham achado da minha apresentação. Eu estava feliz com o que eu tinha conseguido fazer e isso me bastava. Percebi então, a consideração de todos comigo pelo fato de, antes de mais nada, eu ter me considerado suficientemente capaz de realizar o que a minha vida me tinha proposto. Graças a Deus, não precisei do elogio do meu orientador para saber que estava bem. Tenho aprendido muito aqui no Canadá que, se a gente não se valorizar, não acreditar em si mesmo, ninguém vai fazer isso por nos. Toda a vez que a gente precisa da opinião do outro para saber se estamos bem, damos ao outro o direito de manipular os nossos sentimentos, conduzirem a nossa vida. A gente tem que dar conta de se olhar no espelho e gostar do que vê, mesmo que isso não corresponda ao que a sociedade aceita como padrão.


Fiquei sabendo aqui em Toronto de duas manequins brasileiras que morreram de tanto fazer regime para não engordar. Pior que isso! Quando comiam alguma coisa “proibida”, forçavam o vomito para não engordar. Provavelmente, na profissão delas elas sabiam que tinham que corresponder `a imagem que a sociedade esperava delas. Ou seja, elas não podiam ter o corpo natural para a idade e a saúde delas! Morreram tentando satisfazer a sociedade. Sabem de uma coisa, meus filhinhos, essa tal de sociedade pede cada vez mais, reclama, insiste, impõe os limites e depois sai fora. Quem paga o pato e quem acha que tem de ser obediente. Cachorrinho não tem disso não, graças a Deus. Cada um e como e. E por isso mesmo vocês são todos lindos, cada um com seu estilo de beleza. Ou seja, cada um de vocês tem luz própria. Vocês são Estrelas de verdade, sem querer ser celebridade! São grandes mestres e incansáveis curadores! Muito obrigada por tudo


Que a semana que se inicia seja de muita PAZ, DISCERNIMENTO, FORTALEZA e ALEGRIA! Dizem que a gente nunca deve perder a ESPERANCA! Então, esperemos... `a LUZ das HIERARQUIAS!


Em HARMONIA & GRATIDAO,



Mamãe

Toronto, 16 de fevereiro de 2007.

No comments:

Blog Archive