Saturday, June 02, 2007

NIVER.. aGeNdA LOTADÉDÉRRIMAAAAAAAAAAA....

Meus queridos filhotinhos,



Como vão vocês? Vocês acharam que a Mamãe esqueceu de vocês?... Mas isso não vai acontecer nunca!!!!!!!!!


Sabem o que foi? E que a Mamãe estava comemorando o aniversario dela!

Ai parece que depois de tantos anos sem comemorar, as energias das comemorações ficaram acumuladas. Afinal de contas foram 20 anos sem comemorar! E aqui todo mundo resolveu comemorar com a Mamãe em um dia especial. Na verdade, o dia do aniversario foi na segunda-feira passada, 7 de maio. Mas ai, todos os dias da semana a Mamãe comemorou com um grupo de amigos diferente.


Foi assim:

- no sábado, dia 5, jantei com a Mary, minha amiga boliviana, em um restaurante vegetariano;

- no domingo, dia 6 (véspera do “grande dia”), um grupo de brasileiros da Dundas street, fez um almoço para mim;

- na segunda, dia 7 (o Dia D), almocei com a Barbara, minha colega alemã, em um restaurante Tailandês e jantei com um grupo de bolivianos e com o Júlio (lá de Piumhi) em um restaurante indiano;

- na terça, dia 8, comemorei ao telefone com familiares ai do Brasil;

- na quarta (hoje), dia 9, sai com o grupo de portugueses aqui da Utoronto; fomos a um restaurante português na Dundas;

- na quinta, dia 10, jantei com Janete e Sira (brasileiras, há mais de 20 anos aqui em Toronto, em um restaurante Tibetano;

- na sexta, dia 11, sai com o grupo do Media Ecology Café; fomos a um restaurante aqui perto da universidade mesmo;

- no sábado, dia 12, fui para a casa de campo do Derrick (meu orientador), que fica `as margens do lago Ontario, para comemorar com o grupo do Programa; só retornei na segunda-feira, pela manha;

- na sexta-feira próxima, dia 18, ainda vou almoçar com o Michael, Diretor do Sistema de Informações daqui da Utoronto e com o assessor dele, o António, que vocês já conhecem de nome.


Sabem, meus filhotes, a Mamae esta tão feliz que esta ate rindo a toa. E como se eu tivesse aberto um pote de Alegria e estivesse comendo o doce todo sozinha, com gosto! Estou descobrindo que a gente tem de ter um cuidado danado com a vida da gente. Os anos passam e a gente começa a acumular tristezas, rancores, desilusões e esquece do montão de coisas boas que estão acontecendo a cada dia. Ao esquecer, a gente para de agradecer o DOM DA VIDA! E isso e muito perigoso porque a gente diminui as chances de aproveitar cada momento… Pior: a gente esquece de agradecer cada dia de vida!


Essa tristeza escondida chega devagarinho. A gente nem percebe. E ai começa a achar que comemorar aniversário e coisa de criança! Que a gente não tem que celebrar! Que todo dia e igual! Que nada de diferente esta acontecendo! Mas isso e mentira, sabe gente! A gente pode e deve comemorar sim. Cada dia e um novo dia e um montão de coisas diferentes estão acontecendo!


Na verdade, a gente que e adulto tem mais motivos de comemorar do que as crianças, porque elas ainda são muito jovens; elas têm menos anos acumulados!

Tenho percebido que quantos mais os anos passam, mais motivos a gente tem de comemorar. Ao celebrar com amigos e familiares, a gente se lembra de agradecer, cada vez mais, por que mais bênçãos que a gente recebeu do ALTISSIMO, mais GRACAS, mais MILAGRES, mais AMOR, mais COMPREENSAO, mais SAUDE, mais PERDAO nos foi dedicado!


A questão não e tamanho da festa, mas a oportunidade de lembrar, a cada ano, de agradecer ao PAI do CEU e de convidar aqueles que se lembram de nos para que agradeçamos juntos pelo MILAGRE DA VIDA, pelos milagre diários com que o COSMOS nos presenteia todos os dias a cada flor que se abre, a cada nascer e por do sol, pelos sorrisos das crianças, pela saúde para trabalhar, pelos amigos que passam por nos, por todas essas pequenas grandes coisas que a gente deixa de valorizar, quando deixa de comemorar todas as oportunidades de ser feliz.


Os momentos de tristeza, de perdas, de acontecimentos ruins sempre são valorizados socialmente. Vocês já repararam? Todo mundo celebra 21 de Abril, a Inconfidência Mineira, a morte do Tiradentes. Todo mundo lembra a morte do Airton Senna, da Princesa Diana, do aniversário de morte do pai, da mãe, da tia. Já repararam como na Semana Santa todo mundo festeja, relembra e acompanha a procissão do Senhor Morto. Fazem o teatro da Paixão de Cristo, lembram como ele sofreu… só que parece que não esta dando resultado. O mundo não esta melhor por isso! Que tal experimentar outra receita?


Ai eu vim para o Canada e estou reaprendendo a festejar cada oportunidade de ser feliz, cada notícia boa, cada colega que chega, cada colega que vai embora. A estacão de rádio do governo daqui ate lançou um concurso “As sete maravilhas do Canada”. Eles estão preferindo falar, no rádio, de coisas boas. As notícias ruins são mostradas só uma vez e pronto. Esta semana começou um outro programa de rádio que se chama “Eu acredito”. Ai, gente importante daqui fala de coisas em que eles acreditam que podem fazer o mundo melhor.


Eu estou começando a achar que eles estão certos. Por isso, estou muito agradecida pela lição de vida e otimismo que eles estão me dando. Ai aceitei todas as comemorações. Cantei PARABENS PARA VOCE, todas as noites. E estou muito agradecida por estar tendo esta oportunidade de ver a vida com olhos diferentes. De agora em diante, vou comemorar tudo que tenho direito. E vou agradecer cada vez mais `as LUZES por iluminarem meu caminho e o caminho de todos os que estão compartilhando comigo esta vida, neste momento da humanidade de tantos desafios e oportunidades!


No mês que vem, quando a Mamae chegar, vamos comemorar juntos! Vamos pedir `a Luciene para fazer um bolo bem gostoso para nos e vamos celebrar em casa com pão de queijo, canjica e pipoca também!



Fiquem com Deus! Não se esqueçam de pedir a Luciene para comprar os ingredientes na semana que a Mamae estiver chegando, para fazermos a nossa festa.



Beijos no coração de cada um de vocês!!!!!!!




ALEGRIA, PAZ, HARMONIA & LUZ para todo mundo!





Mamae

Toronto, 15 de Maio de 2007

No comments: