Wednesday, June 13, 2007

Na verdade, este foi o melhor final de semana que já tive aqui no Canadá

Meus queridos filhotinhos!


Como vão vocês?


Espero que vocês tenham tido um ótimo fim de semana. Tão bom quanto o meu aqui em Toronto. Na verdade, este foi o melhor final de semana que já tive aqui no Canadá. Acordei hoje, pela manha, tendo que me lembrar do que tinha que fazer durante a semana. Sabem quando a gente se desliga completamente? Foi assim. Abri o olho e não lembrava nem o que estava fazendo na sexta-feira passada. Não sabia o que devia continuar. Foi preciso um tempo para retornar ao ritmo habitual.


Com a proximidade do verão - que começa no dia 21 de junho - os dias estão cada vez mais longos e ensolarados. As temperaturas também estão cooperando, tendo atingido ate 30 graus, com uma umidade parecida com o clima de Salvador, em Janeiro. Toronto esta cada vez mais gostosa e mais parecida com BH: o traçado das duas cidades e muito semelhante, pelo fato de as duas terem sido planejadas. Então acontece aqui o mesmo que acontece em BH, minha terra querida: se a gente ficar andando pela cidade acaba se encontrando com as mesmas pessoas diversas vezes durante o dia. Ai a gente acaba fazendo amizade de tanto de encontrar no bondinho, no ônibus, no metro ou campus da universidade.


Mas não e só por isso que estou conseguindo relaxar tão profundamente. E que no sábado tivemos, aqui em Toronto, a presença do Olodum (aquele grupo de percussão da Bahia, tão famoso no mundo inteiro...)! Meus filhotinhos, o show do Olodum lavou ate a minha alma. Para todos os lados que a gente olhava só se via brasileiros. Parece que todos os brasileiros que vivem no Canadá vieram para Toronto no ultimo sábado. E ai não deu outra! Foi uma festa linda de morrer. O show foi fantástico! A emoção contagiou todo mundo: brasileiro, canadenses, americanos, indianos, japoneses... Todo mundo dançando ao som do Olodum. Também pudera! Quem não se mexesse e porque estava morto. Mas parece que todos estavam muito vivos, saudáveis e felizes. Tinha um japonês do meu lado que, ao perceber, que não conseguia repetir os passos de samba, pulava mais que pipoca na gordura quente! Foi uma comoção geral tão grande que o próprio Olodum não conseguia parar de tocar. Quando o show acabou, ninguém queria ir embora! E como se estivessem esperando que o grupo fosse voltar novamente. Foi preciso que a apresentadora do show viesse ao palco para agradecer a presença de todos e informar que o CD do grupo poderia ser adquirido nas barracas da exposição!


O show do Olodum fez parte de uma exposição de artes e criatividade que acontece todo ano aqui em Toronto no final da primavera; Luminato e o nome do evento. Este ano a temática foi ligada aos vários tipos de Carnaval que acontecem pelo mundo a fora. Então cada dia era dedicado ao Carnaval de um pais.


Meus filhinhos sei que todo mundo gostou muito do show, mas para mim houve um sabor especial. Foi como se eu tivesse voltado aos carnavais da minha infância, no Rio de Janeiro, em que meus pais, minha vovó Sofia e eu passávamos a noite na rua nos divertindo, curtindo a festa, os desfiles das Escolas de Samba e dos grupos que passavam. Dancei como não dançava há mais de 13 anos. Aproveitei a festa com uma alegria e energia daqueles anos da minha infância com aqueles que me amavam do fundo do coração. Aquele amor de que a gente nunca duvida e só acredita... E acha natural que seja assim!


Uma amiga canadense do Julio que mora no interior veio com o namorado para assistir ao show! Ela ficou hospedada na casa do Julio e a gente se encontrou no ancoradouro, `a beira do Lago Ontário onde foi o show. A Jenine já morou ai no Brasil, ai em Piumhi, como parte de um programa de intercambio para adolescentes organizado pelo Rotary. Ela adorou curtir a musica brasileira de novo. O namorado dela também gostou muito, mas não conseguia entender porque a gente ria tanto e pulava mais ainda. Encontrei com a Sira e com a Janete lá também. O show foi em um teatro aberto, com cobertura transparente que permitia ver o céu. Estava uma noite muito gostosa e estrelada. Depois saímos para comer uma pizza, pois a “movimentação” deixou todo mundo com fome. Cheguei em casa quase `as duas da manha com a alma lavada. Em um estado supremo de paz absoluta! E sem voz. Gritei, cantei demaissssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!


Como se não bastasse, a Sira convidou para que eu fosse para a casa dela no domingo para um churrasco vegetariano: ela também não come carne. Só que eu não podia perder a oportunidade de curtir o verão canadense, que e curtíssimo, mas deslumbrante pela variedade de opções de divertimento. Alem do mais, estou com saudade do sol, com fome de natureza, com uma vontade de ficar só ao ar livre; quem mora aqui sabe que a partir de outubro a gente não tem como curtir a vida ao ar livre, pois a temperatura começa a cair e ai os tipos de divertimento acontecem em ambientes fechados. Então preferi ir passear de barco pelas ilhas situadas nos arredores de Toronto para fechar o meu final de semana. Voltei para o ancoradouro, no domingo, peguei um barco e lá fui eu aproveitando o sol na pele, em estado de gratidão ampla e irrestrita. Jantei em um restaurante tailandês perto de casa, pois as pernas já não estavam obedecendo aos comandos do meu cérebro e dormi como um anjo e com os anjos.


Ta bom ou vocês querem mais? Segredo: não deu tempo de sentir saudades de vocês, mas estou começando a achar que isso e perda de tempo. Afinal faltam apenas 17 dias para a gente ficar juntos para sempre! Cuidem-se: que cada um tome conta de si e dos outros irmãozinhos com todo o amor do coração! Mamãe já esta chegando turbinadissima! Preparem-se para as novidades e para as fotos canadenses!


Quando decidi vir para Toronto, eu sabia que as HIERARQUIAS estavam planejando um tempo de retiro e um tempo de vigília para um recomeço, um renascer das minhas próprias cinzas. Só que eu não esperava ter ate o meu coração “trocado”. Detalhe importante: o orientador da Mamãe – o Derrick – esta para chegar da Itália. Ele e como um furacão: sempre chega trazendo muitas mudanças em todos os sentidos! Aguardem por mim meus amores! Beijos no coração!

ESPERANCA, ALEGRIA, PAZ & SABEDORIA.


Mamãe

Toronto, 11 de Junho de 2007.

No comments: