Tuesday, April 10, 2007

Assim como as pessoas, o Canadá também tem um sonho; ser um pais multicultural.

Meus amados filhos!


Estou muito feliz. Recebi noticias de vocês pela tia Gislene. Ela me disse que todo mundo esta bem e que, inclusive, a Phoenix não estava mancando. A tia Maria Lucia e a Luciene sempre me dão noticias de vocês, mas quando a tia Gislene vai ai e muito bom porque vocês recebem uma visita de mais uma pessoa que ama muito vocês, alem da Luciene, do tio Edimar e da tia Maria Lucia. Ai todo mundo fica feliz: vocês ai e eu aqui!


E legal quando a tia Gislene vai ai, porque ela brinca com todo mundo, não e mesmo! Ela me contou que o Vênus esta muito bonito e que esta com a mesma mania do Tuakinho, de morder o braço da gente! Que o Tuakinho parecia que estava de pilha nova: descendo e subindo a escada! Que a Alphinha ficou felicíssima e continua muito meiguinha. E que o Veguinha estava com tanto ciúme que dava “trombada” na Alphinha para ficar perto da Tia Gislene também! Vamos fazer uma aposta! Quem ganhar vai visitar a Tia Gislene na casa dela quando a Mamãe chegar! A pergunta e: Qual e o cachorrinho que não gosta da Tia Gislene? Vou cobrar a resposta na próxima semana!


Alem disso, um passarinho canadense me contou que a tia Mira também foi ai com os filhotinhos dela! Todos dois gostam muito de cachorrinho. Na verdade, ate um tempo atrás, o Pedro, o mais velho, também tinha o Chokito. Mas ele teve de mudar de casa e esta muito feliz onde ele mora! O mais engraçado e que o pequenininho, o Miguel, também gosta muito de cachorrinho, sem nunca ter tido um. A tia Mira me contou que ele gosta tanto, que e difícil sair com ele dai de casa, porque ele insiste em ficar! Fico pensando com os meus botões, em tanta gente grande que tem medo de cachorrinho. O Miguel e pequenininho e, se a gente deixar, ele quer brincar com vocês de qualquer jeito. Mas ele ainda e bebezinho. Como vocês são grandes, vocês podem derrubá-lo. A gente então tem que esperar ele crescer mais um pouquinho.


Vamos pedir a todos os anjos, para que o Miguel continue assim quando crescer. Quem sabe, ele não vai ser um desses médicos de bichinho que tem paixão pelo que fazem. E por causa de gente assim, tenho certeza, que o mundo será melhor de se viver daqui a algum tempo. Tomara que ele cresça depressa, não e mesmo! Quem sabe ele não vai gostar de brincar com vocês? Ele mora ai pertinho da nossa casinha. A gente podia combinar uma coisa: quando eles forem ai de novo, pecam`a tia Mira, para trazê-los novamente. Assim toda vez que ela for ai, vocês repetem o pedido, ai vocês vão acabar ficando amigos. Ai, quando eles ficarem maiores, eles podem passear com a gente na avenida Sanitária, não e mesmo. Já pensaram que bacana: vocês passeando com a Mamãe e o Pedro e o Miguel seguindo a gente de bicicleta, com o pai deles! Vai ser o maximo!!! Sonhar não custa nada e constrói realidades belíssimas.


A maior parte das coisas bonitas que a gente vê pelo mundo afora e simplesmente a materialização de aspirações de pessoas que acreditaram que podiam transformar seus sonhos em realidades. E por isso, que antes de dormir, a gente tem que pedir `as Fraternidades de Luz para nos encaminharem para aquele lugar onde a FUNDACAO METAMORPHOSE já existe. Ai a gente vai passear lá, vai brincar lá; a gente vai escolher onde cada atividade vai funcionar, vai ver uma porção de cachorrinhos felizes e ai, bem rapidinho, a gente vai ver o nosso sonho realizado. Com certeza, seremos muito mais felizes, porque vamos fazer muita gente e muito cachorrinho feliz!


Assim como as pessoas, o Canadá também tem um sonho; ser um pais multicultural. Na verdade, eles já afirmam isso com uma certeza inabalável, própria daqueles que acreditam que podem transformar sonhos em realidade. Se a gente for verificar se este e um pais – de fato – multicultural, vai perceber que o Canadá esta vivendo um processo, ou seja, transformações estão ocorrendo para que esse sonho se torne realidade em um futuro muito próximo.


Hoje eu estava com o radio ligado e ouvi uma entrevista em que um professor de historia dizia como lecionar, para ele, era uma experiência realmente multicultural: ele tem alunos da África, da Ásia, da Europa, dos Estados Unidos e aqui do Canadá mesmo. Então quando ele vai explicar a historia de Quebec – uma parte onde a maioria da população e de origem francesa – ele tem que explicar a importância desse fato para todas aquelas regiões do mundo de onde os alunos vieram. Fiquei me lembrando dos meus alunos ai da PUC Arcos. Todos brasileiros, com exceção de um! Ai imaginei a sala daquele professor com alunos de varias partes do mundo. Ele disse que antes de começar um assunto, sempre incentiva os alunos a falarem um pouco do que será estudado, dos conhecimentos deles (sobre o tema) adquiridos no pais de onde vieram. Assim como aqueles alunos, aquele professor tem estado exposto diariamente a uma experiência multicultural com quase 24 horas de duração; tudo indica, portanto, que aqueles jovens e aquele professor estão se transformando em entidades multiculturais de fato e de direito. Para eles, ser multicultural e sua forma de sobrevivência na Universidade, enquanto estudantes.


Entretanto, nem todo mundo aqui tem a oportunidade de viver essa experiência. Talvez seja por isso que a cidade de Toronto esteja naturalmente dividida em varias partes em que vivem gregos, italianos, búlgaros, húngaros, brasileiros, chineses, coreanos, portugueses, de tal forma que, se a pessoa não quiser aprender inglês, pode viver aqui anos a fio sem ter que aprender a língua e sem conviver com outros que não sejam do seu pais de origem.


Contudo, o mais importante e que os canadenses continuam afirmando serem uma sociedade multicultural. Com certeza, de tanto falar, de tanto sonhar com essa realidade, provavelmente eles vão conseguir materializar essa aspiração. Então, vamos imitá-los. Vamos sonhar com a nossa fundação. Vamos imaginar o prédio e as pessoas trabalhando nele. Assim a gente vai atrair muitas energias que vibram no mesmo nível, que tem o mesmo sonho e que, certamente, vão estar conosco nessa tarefa!


Hoje e quinta-feira, dia cinco. A Mamãe esta mandando a cartinha hoje porque amanha e Sexta-feira Santa e a Universidade vai estar fechada. Então amanha a Mamãe vai ficar lendo em casa. No sábado, a Mamãe não quer vir aqui para ver se da uma descansadinha. Esta semana a Mamãe já teve aquele sinal de que e melhor dar uma parada: tive muita dor no peito, as leituras não renderam como eu esperava e uma dor de cabeça chata fica sempre rondando. Liguei para a Tia Gislene no domingo e conversamos muito. Estou tentando me alimentar melhor, não ficar tantas horas sem alimentação e não ficar sozinha. No domingo passado, o Julio foi almoçar lá em casa. Ai não tive enjôo depois da comida. Foi muito bom!


Hoje estou morrendo de sono. Não percebi que o café tinha acabado e tomei chá pela manha. Meus olhos já estão quase fechando, são oito e meia da noite. E ainda tenho que passar no supermercado para comprar café. Senão amanha cedo ninguém vai ler nada. Preciso do café (pela manha) para elevar a pressão arterial. Ainda mais que voltou a nevar. Nem acreditei quando abri a janela hoje! Quando começa a nevar, minha pressão cai muito. Mas vai passar. Tudo passa. (Vou colocar misso na sopa hoje. Ajuda a subir a pressão). A previsão meteorológica esta prevendo seis graus positivos na segunda-feira, graças a Deus. Ai a temperatura vai aumentar. Se chegar a 10 graus, vou soltar foguetes de alegria.


Que vocês tenham uma Páscoa muito abençoada! Que passeiem bastante com a Luciene e o tio Edimar! Que sejam bem comportados! Que já comecem a imaginar a chegada da Mamãe! O quanto a gente vai brincar e festejar! Que vocês sejam muito agradecidos a todos aqueles que estão colaborando para que a Mamãe termine seus estudos aqui com tranqüilidade!




Em UNIAO, FORTALEZA & ETERNA GRATIDAO!




Mamãe

Toronto, 06 de Abril de 2007.

No comments: