Friday, November 17, 2006

"As pessoas acham chique morar no ExTeRiOr, mas não sabem o esforço que a gente tem de fazer para conseguir se adaptar..."

Meus amados filhinhos!

Como vao vocês?

Aqui o frio continua aumentando paulatinamente. Entretanto, meu corpo esta se adaptando muito bem ao novo ambiente. Procuro me alimentar bem, porque quando a gente esta com fome, a gente sente mais frio.

Vocês tem se alimentado direitinho? Todo mundo? Phoenix, você esta comendo direitinho? A boa alimentação e muito importante para a saúde. No final deste mês, vocês vão começar a tomar a vitamina. Aquele comprimido docinho e vermelho que você gosta tanto, Tuakinho! Aquele que quando a gente morde faz croc croc. Ele e muito importante porque ele não deixa a gente ficar com anemia. Vocês vão tomar o comprimido por três meses, isto e, 90 dias contados. Ai vocês vão ficar muito fortes e bonitos para que vocês fiquem cada vez mais saudáveis. Ai, os retratos de vocês vão ficar ainda mais bonitos! Mas, não se esqueçam: o remédio e para ajudar a comida. A gente não pode deixar de se alimentar bem, mesmo tomando uma vitamina legal como o Combirom. Ai todo mundo vai fazer coco bem pretinho por causa do remédio. No principio, o coco fica meio avermelhado, ai vai escurecendo ate ficar pretinho, `a medida que o tempo o tempo passa. O Veguinha vai cooperar bastante, não e meu anjo. O remédio e ate gostosinho!

A Mamãe aqui esta com uma dificuldade, que e a de manter o horário da alimentação. Parece que agora consegui acertar um ritmo. Como a Mamãe aqui e muito ocupada, a Mamãe notou que aquela coisa de dar um pulinho em casa faz a gente gastar muito tempo. `As vezes da para fazer isso, mas `as vezes não da. Sabe o que e? Todo o dia a mamãe acorda `as 7:30 horas e faz uma leitura de um livro de oração e depois faz uma meditação de 30 minutos. `As 8:30 horas, a Mamãe toma água morna e depois arruma a roupa para o dia. (A Mamãe tem que estar sempre bem arrumada, porque infelizmente as pessoas julgam a gente pela aparência. E ainda por cima tem a coisa do racismo. Esqueci que vocês não sabem o que e isso. E melhor nem saber...) Depois a Mamãe toma o suco de Grapefruit. E uma fruta que tem aqui que substitui o comprimido de vitamina C que a Mamãe tomava ai. Essa fruta tem mais quantidade de vitamina C do que o comprimido e aqui ela e muito barata, porque ela so da, com abundancia, aqui. Então a Mamãe arruma a cama e toma café com pão de centeio, mussarela e um copao de café com leite, do mesmo jeito que ela fazia ai. Mamãe conseguiu arrumar um copao do tamanho do vidro da Mamãe ai.

Ai, a Mamãe se arruma e sai para a escola `as 10 horas. A Mamãe prefere fazer as leituras pela manha porque a cabeça esta mais descansada, mas quando tem algum trabalho urgente. A Mamãe deixa as leituras para o final de semana. Atualmente, a Mamãe esta corrigindo o artigo que ela escreveu, segundo as orientações do professor e esta se concentrando na apresentação que e o vídeo que a Mamãe esta fazendo. Mamãe conseguiu coletar 150 fotos, dos mais variados tipos de danças e já esta montando o vídeo. O Len disse que provavelmente o vídeo deve chegar a 20 minutos de duração. Na verdade, a Mamãe não pretendia fazer um trabalho tão grande, mas da uma alegria na gente fazer uma coisa que vai atingir muitas pessoas pelo mundo afora. Apesar de ser gravado em inglês (depois a Mamãe vai fazer uma adaptação para o português) e talvez por isso mesmo (afinal de contas, o inglês e a língua mais falada no mundo todo), o video vai atingir muitos paises, porque vai ser disponibilizado no site da Universidade de Toronto. E muita gente que não daria conta de ler o artigo, pelo fato de ele ser muito complicado, vai conseguir entender o vídeo e conhecer mais sobre o impacto das novas tecnologias no jornalismo.
Para que a Mamãe d^e conta do recado, o professor da Mamãe disponibilizou o computador do McLuhan Center para ela usar, porque tem que ser uma computador muito potente. Os dos laboratórios não são tão sofisticados e ai a transfer^encia das imagens era muito devagar para os padrões canadenses. Ai a Mamãe esta trabalhando em um ambiente privilegiado, com a chave do prédio e tudo. E muita responsabilidade e confiança. Isso faz com que a Mamãe fique muito feliz apesar do cansaço. Como esse trabalho demanda muito tempo, a Mamãe esta trazendo frutas e suco de legumes para a Universidade e vai comendo isso ate la pelas 18 horas, quando vai para casa. Ai, eu não volto mais para a Escola. Assim, tenho a chance de dormir mais cedo.
Eu chego faço uma comidinha gostosa, como, arrumo a cozinha, tomo banho, depois tomo um cha com tortilha (uma espécie de pão sírio so que e feito de milho) e vou dormir. Acho que esta ficando melhor assim. So esta faltando comprar uns biscoitos japoneses (de arroz) para não ficar sem uma massinha no estomago. Acho que agora vai dar certo. Alem do mais, daqui a mais ou menos um mês já vai estar nevando, e ficar transitando `a noite na rua não e bom porque a gente pode escorregar na neve, cair e machucar ou quebrar alguma coisa. E isso não e bom nem pensar...
Assim aos poucos a gente vai acabando de chegar. Foi na ultima segunda-feira que tive, pela primeira vez, a sensação de ter realmente chegado aqui. E que o corpo chegou no final de agosto, mas a cabeça chegou no dia 13 de novembro. A adaptação não tem sido fácil. E tanta novidade! Por um lado, e bom, mas, por outro, e muito complicado, porque a gente tem que perceber a nova realidade, aceitar os fatos como são, entender que existe uma grande diferença entre o ambiente que Mamãe vivia e o novo ambiente, e aceitar essa diferença. E isso tudo e muito difícil. As pessoas acham chique morar no exterior, mas não sabem o esforço que a gente tem de fazer para conseguir se adaptar. A gente acaba gastando uma energia muito grande e o esforço para conseguir ser feliz, apesar das mudanças deixa a gente tão cansada que se a gente não e flexível acaba sofrendo muito.
Mas o importante e que nesse processo todo existe um ELEMENTO que ultrapassa a nossa compreensão e intelig^encia. E a certeza, ou melhor, a Fé na presença constante de Deus. E ele se manifesta através, das pessoas que surgem na vida da gente, do que as pessoas falam, dos acontecimentos, das leituras, de tudo. TUDO se transforma em um sinal da presença de Deus em nossas vidas. Tenho pedido muito a Deus que me de intelig^encia suficiente para conseguir entender, conseguir ler por meio dos fatos, sinais, pessoas, sons da vida. Graças a Deus, uma brasileira, me deu uma planta muito bonita. O nome dela e Mathilde. Quando eu chego em casa, eu sinto uma presença viva naquele serzinho que fica la me esperando o dia todo, não reclama, faz companhia e purifica o ar para mim. `As vezes, ligo o radio e ouço uma mensagem bonita, dirigida exatamente para aquela situação que eu vivi naquela dia. Minha vida aqui esta se transformando em um momento de parada para perceber os sinais colocados no meu caminho.
Todo dia quando venho para a Universidade passo na porta de uma Igreja e toda semana eles colocam um anuncio luminoso diferente com uma frase bonita para a gente pensar. A frase dessa semana e “Tudo e mudança. Todo mundo procura o seu lugar e vai para ele”. Essa mensagem tem me ajudado muito a perceber e aceitar as diferenças, entendendo que tudo e todo mundo e passageiro. Todo mundo esta mudando, em busca do seu lugar.
Quando eu voltar, não vou ver vocês e nem a casa do mesmo jeito. Eu já valorizava vocês e a casa. Muitas vezes aos domingos, eu ficava olhando vocês no quintal e pedia a Deus para gravar aquelas imagens no meu coração, para que quando eu estivesse longe de vocês e da casa eu pudesse lembrar de tudo. Contudo, agora eu percebo que aquelas imagens não são mais reais. Eu mudei tanto que quando eu olhar o mesmo jardim, quando eu olhar vocês, tudo vai estar diferente. Vocês cresceram, engordaram ou emagreceram, estão mais maduros e eu também mudei muito. Não sei se já começaram a construir nos lotes ao lado da casa, mas tenho certeza que a paisagem vai estar diferente, por que eu vou ver esta paisagem de forma diferente.
Sabe, meus filhos, não adianta a gente querer fugir das coisas. O que a gente tem de passar, chega ate a gente de qualquer maneira. Aqui mora uma pessoa que já freqüenta a Figueira ha muito tempo. O nome dela e Ivana. Ela mora aqui no Canadá, mas sentia muito frio no lugar onde ele morava. Ela residia no norte do pais, perto do pólo Ártico, onde as temperaturas chegam a 32 graus abaixo de zero. Ela sofria muito com isso. Então, ela resolveu se mudar para o oeste do pais, `as margens do oceano Pacifico onde no inverno o frio e de, no maximo, dois graus. Sabem o que aconteceu. Os ventos do oceano estão praticamente varrendo aquele lado do pais. Os ventos chegam a 60 quilometros por hora, arrancam arvores centenárias, derrubam casas, os postes de energia elétrica, e o sistema de aquecimento para de funcionar. Todo mundo la esta tendo de sair das casas e passar a morar em abrigos debaixo da terra para conseguirem sobreviver. Vocês já ouviram falar dos maremotos que acabaram com a Indonésia (os Tsunamis), pois e, o servico de meteorologia daqui esta anunciando a mesma coisa para aquela lugar onde a Ivana esta morando neste final de semana. A Mamãe já mandou emails para ela, pois o sistema telefônico não esta funcionando por causa da derrubada dos postes devido aos ventos. Mas a Mamãe ainda não recebeu resposta. Não sei como ela esta passando; vamos rezar para que ela esteja bem, se Deus quiser. E como se ela morasse em Arcos e a Mamãe morasse la no Amazonas. La e muito longe. Não se esqueçam de rezar por ela na hora de dormir. Aqui, a todo momento eu peco a Deus que o Plano dele se realize na minha vida e que eu entenda os sinais DELE!
Por outro lado, tem muita coisa boa acontecendo. Hoje uma colega da Mamãe que e da ilha de Malta (entre a Itália e o norte da África) defendeu a tese dela de doutoramento. O nome dela e Nadya. A Mamãe admira muito essa moca. Foi tão bonito! Ela morava no pais dela. Ai um dia apareceu um canadense por la. Eles se apaixonaram e ele tentou trabalhar la, mas a ilha e muito pequena e as possibilidades de trabalho muito escassas. Então o casal resolveu se mudar para ca. Ela não sabia inglês. Teve que mudar de pais, aprender a língua, no inicio do casamento (um momento muito difícil de adaptação para os dois), arrumar trabalho, alugar uma casa (aqui tudo e muito caro!), se adaptar `a nova familia e tudo o mais. Hoje ela e uma Doutora. Mas ela e mais que isso. Ela e uma vencedora, que enfrentou a mudança, passou por ela, mudou por causa dela e hoje ela e uma pessoa que pode servir ao Planeta de uma forma muito melhor. Esqueci de dizer, ela e Doutora em Teologia.
A gente não pode deixar de ter coragem. Deixar de ter coragem e não ter FE. E não acreditar em Deus, principalmente quando as mudanças que estamos vivendo vieram pelas mãos dele. Fico me lembrando do dia em que disse ao Julio que eu gostaria de morar acima do sétimo andar em um prédio qualquer. Uma semana depois ele me ligou falando do apartamento da Solange, no oitavo andar de um prédio na rua da Biblioteca Central da Universidade de Toronto.
Meus filhinhos, nos vamos ter FE. Uma fé maior a cada dia. Uma fé que vai superar a distancia geográfica. Que vai superar o tempo e que vai nos manter unidos no Coração do PAI ETERNO! Coragem Phoenix! Coragem Tuakinho! Coragem Alphinha! Coragem Veguinha! Coragem Vênus! Mayazinho, você que e o elo de ligação entre os humanos e os anjos, mantenha acesa essa chama e, nos momentos, mais difíceis, não deixe de entoar os cânticos que unem os Céus e a Terra.
Nos nunca deixamos de estar unidos so que agora estamos muito mais unidos e nada vai nos separar! Essa e a tarefa desta semana! Perseverar na CERTEZA da nossa união por meio da FE no Divino! Todo dia lembrem ao tio Edimar, `a Luciene, `a Kellinha e a todos os zeladores do TEMPLO desse trabalho! Pecam a eles para ler esta cartinha para vocês todos os dias da semana!

Em LUZ, AMOR & UNIAO,


Mamãe
Toronto, 17 de novembro de 2006.

No comments: