Saturday, March 08, 2008

FILÓsofando... Pq candidatar-se ao CoLeGiAdO???

Prezados (as) colegas,

O motivo desta carta é me lançar como candidata à vaga deixada pelo Prof. Marco Antonio Brum ao Colegiado de Comunicacao Social, quando ele se decidiu a deixar a PUC Minas.

Como vocês já devem saber, mudei-me para Arcos em janeiro de 2002 transferida do campus Coração Eucarístico por livre e espontânea vontade, a convite do então coordenador do curso de Comunicacao Social, Prof. João Evangelista, do coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Glauco Grossi de Assis e da Pró-reitora, Prof. Ângela Versiani. Naquele momento do campus, não estava ainda formalizada a Diretoria de Graduação; entretanto, desenvolvi - até dezembro de 2002, quando a Profa. Ângela deixou a posição para dedicar-se ao seu processo de doutoramento – funções pertinentes ao cargo. Depois disso, continuei desempenhando minhas atividades como docente até a posse do Prof. Edison Gomes que me convidou a assumir a coordenação do núcleo de pesquisa do Curso, então denominado Núcleo de Estudos de Linguagem, tendo permanecido no cargo até agora.

Na verdade, quando o Prof. Edison lançou sua candidatura, ele não poupou esforços para me convencer a assumir a empreitada junto com ele. Contudo achei melhor esperar mais um pouco para amadurecer minhas idéias e aspirações para que pudesse conduzir, de uma forma decente e sólida, a possibilidade de participação no Colegiado quando chegado o momento. Três anos depois, em outubro do ano passado, novamente ele insistiu comigo para que assumisse o posto quando da sua saída. E, mais uma vez, recém chegada depois de uma temporada de um ano longe do país em processo de pós-doutoramento – recusei-me pelo fato de sentir necessidade de me inteirar das mudanças institucionais ocorridas durante a minha ausência. No entanto, acredito que é chegado o momento de assumir, oficialmente, diante da PUC Minas responsabilidades que já considero minhas enquanto educadora há 15 anos dentro desta Universidade.

Assim sendo, creio não precisar dizer que me dedicarei total e integralmente às funções que me forem confiadas como membro do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Comunicação Social, pois é isso mesmo que já venho fazendo desde que cheguei a este campus ha seis anos. Além disso, pelo fato de ser professora de regime com dedicacao exclusiva à Instituicão e, tendo em vista, as dificuldades orçamentárias do curso de Publicidade anualizado, ainda em processo de consolidação, a minha presença no Colegiado não imporia à Universidade custos adicionais.

Por isto e por outros motivos, gostaria de frisar que não estou pleiteando esta posição por motivos pessoais. Disponho-me a tal encargo para servir ao curso de Comunicação em sua luta por reconhecimento e estabilização. Relutei muito a lançar-me como candidata e só o fiz quando tive internamente a certeza de que posso e devo contribuir e somar esforços em um cenário não muito favorável. Creio que meus 15 anos de docência e a observação de como os processos são conduzidos nesta Instituicao em momentos críticos, autorizam-me a considerar-me suficientemente preparada para esta função.

Nao é apenas pelo fato de ser jornalista graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1979. Não é apenas pelo fato de ser mestre em Jornalismo Internacional pela City University, de Londres desde 1992, além de ser também mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais, desde junho de 1996. Muito menos considero que isoladamente meu doutoramento em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993, aliado ao meu pós-doutoramento pela Universidade de Toronto em Cultura e Tecnologia, encerrado em 2007, me habilitem a considerar-me pronta a servir ao curso de Comunicação. Na verdade, apenas a legitimação da minha atitude – identificada pelo respeito que, graças a Deus, gozo entre os colegas docentes e pela afetuosa acolhida entre os discentes - fazem-me crer que posso contribuir para o engrandecimento desse curso ao qual já venho me dedicando desde 2002.

Talvez por isso, acredite saber e considerar os limites da PUC Minas e nao esperar dela mais do que ela pode nos oferecer neste momento, pressionada que está pelas demandas de um mercado extremamente dinâmico e instável. Ou seja: sei que estarei tramitando em uma realidade bastante adversa, mas também sei que tenho aprendido a observar os processos dentro desta Universidade a ponto de poder me inspirar em acontecimentos anteriores para que possa tomar decisões adequadas no presente, projetando o futuro com relativa seguranca.

Para tanto, comprometo-me a trabalhar pela consolidação do curso de Publicidade ativamente, como já venho fazendo, para que a anualização aconteça e, com ela, a possibilidade do retorno do curso de Jornalismo. Só assim teremos uma base de Comunicação forte que reflita o nome de Comunicacao Integrada que ele carrega. Não prometo não errar, mas prometo dar tudo de mim para acertar sempre!

Desde já agradecida pela sua atenção, espero poder contar com seu apoio.

Atenciosamente,

Filomena Bomfim

1 comment:

Unknown said...

Poxa filó demorou hein? vaga mais do que merecida, pois, além seu conhecimento tanto profissional quanto humano! você conhece mais do que ninguém a PUC Arcos..eu assino embaixo!