Saturday, December 09, 2006

Pois e, então a tarefa da semana vai ser agradecer a Deus pelo clima ameno que a gente desfruta ai no Brasil e que nem agradece por ele

Meus queridos filhinhos!
Hoje e o meu dia mais feliz desde que cheguei aqui. Sabem por que? Finalmente, eu recebi a caixa com as fotinhas de vocês. Fiquei tão feliz que chorei ate ficar de cara inchada. Foi tão engraçado! Eu perdi a hora e atrasei na minha saída para a Universidade. Ai eu estava muito brava comigo mesma, quando a campainha tocou. Era o rapaz do correio com a caixa. Como ela e grande e não cabia na minha caixa de correio, ele tinha que entregar em mãos. Imaginem so, se eu não tivesse me atrasado. Deus me livre de eles levarem para o correio de novo. Eu acho que morria do coração!
Foi muito bom ver vocês. Eu nunca me esqueço de vocês, mas e bom ter alguma coisa para olhar. Alem disso, eu já posso mostrar para os meus colegas os meus filhinhos. Já liguei para todo mundo para contar que os retratos chegaram e tem gente que vai la em casa para ver vocês no final de semana. A Kalina, que já voltou para a Polônia, esta morrendo de vontade de conhecer vocês. Ai eu disse que não mando nenhum retrato para ela não. Imagina so, se ela não devolver? Ela que volte se quiser para ver vocês. Ou melhor, eu a convidei para conhecer o Brasil.Quando ela chegar ai, ela conhece vocês ao vivo e a cores.
De agora em diante, quando eu tiver alguma crise de tristeza já sei como fazer para melhorar. E so olhar o retrato dos meus pimpolhos! Vou comprar um painel de feltro para colocar as fotinhas todas, bem no hall de entrada do apartamento. Vai ficar lindo! Mamãe também ficou muito feliz com o CD do Jose que a tia Maria Lucia mandou. Como eu já estava de saída, não pude ouvir, pois ele tem 57 minutos de duração, mas quando eu chegar `a noite já tenho um programa da pesada para depois do jantar. Vou pedir a tia Maria Lucia para mandar mais CDs. E so ela tirar do dinheiro da poupança. Essas palestras vão ajudar muito a Mamãe a suportar os momentos difíceis, pelos quais todo mundo passa.
Desde a segunda-feira passada, o clima mudou aqui. Apesar dos dias ensolarados, a temperatura agora e normalmente 10 graus negativos. No entanto, como venta muito aqui, a sensação e de muito mais frio. Na verdade, menos dez não e tão frio assim, mas os ventos fazem com que a gente sinta uma friagem de cerca de 20 graus negativos. Ai o bicho pega. A moca que estava com a caixa pediu desculpas por não ter mandado antes. Quando eu mandei um email para ela na segunda-feira, ela me disse que la a temperatura era de 40 graus negativos e que o governo estava pedindo `as pessoas para não saírem de casa para não griparem. (Neste frio, uma gripe pode conduzir a uma pneumonia, o que aqui significa ter de ficar hospitalizado. Por incrível que pareça, o índice de infecção hospitalar aqui e altíssimo.) Ela mora na parte mais fria do Canadá, perto do pólo Ártico. Eu achei que era mentira, mas depois que o frio chegou aqui, fico imaginando o que será 40 graus negativos. Já estou bastante incomodada com 10 graus negativos.
`As vezes fico imaginando vocês aqui. Fico pensando no Tuakinho correndo atrás dos esquilos. Eles são tão bonitinhos. Acho que vocês iam ficar loucos. Eles são tantos. Pulam por todos os lados. Sobem nas arvores. Brincam de rolar na grama. Alem deles, existem as pombinhas. Elas são tão gordinhas e não t^em medo da gente. Chegam pertinho. Ficam pedindo farelinho de pão ou de biscoitos! Outro dia fui brincar com um cachorrinho do tamanho do Tuakinho e o dono dele me avisou que ele gostava de pular. Ai eu falei com ele que eu já conhecia esse modelo. Em geral, os cachorrinhos aqui são muito bem comportados e, no maximo, se encostam na gente para ganhar um carinho. E que eles são criados dentro dos apartamentos ou casas e so vão para fora para passear por causa do frio. Nas casas existe ate um banheirinho para cachorrinho. E um quadrado de madeira cheio de um tipo de areia que não deixa o mal cheiro do coco se espalhar. Com isso, eles tem de ser muito dóceis. Contudo, já percebi que os donos deles tem sempre no bolso um certo tipo de biscoito para quando eles vão para a rua. Acho que e um tipo de calmante. E uma do. Os cachorrinhos nem olham para o lado. Ficam exremamente dóceis por causa do remédio. A atitude deles não e natural. Fico pensando nos efeitos colaterais desse calmante no cérebro dos cachorrinhos daqui. Eles nem latem. Latido de cachorro aqui e coisa raríssima e todo mundo tem cachorro
Também fico pensando nos agasalhos para vocês. Como vocês todos t^em pelo curto, vocês vão precisar de agasalhos. Tem umas roupinhas que deixam so a cabeça e as patinhas de fora. Não sei como eu ia fazer com a Alphinha. A única vez que tentei vestir uma camiseta nela, em um mês de julho, há muito tempo atrás, ela pulava como uma louca para se ver livre daquilo. So sossegou, quando a Marly tirou a camiseta. A gente so queria que ela ficasse quentinha! Como e que ia ser, heim Alphinha! A Phoenix ia precisar de cuidados especiais para não gripar, porque uma gripe em pessoa mais experiente, pode não ser bom para a saúde geral. O Veguinha e o Venusinho são tranqüilos. Acho que iam gostar das roupinhas. Cada um de vocês ia ter uma cor diferente de agasalho, sendo que as meninas iam vestir cores mais claras. So que a Mamãe, ia ter que mudar para perto do lago Ontário, porque la há casas disponíveis a preços razoáveis. Aqui onde a Mamãe mora so tem condomínios ou edifícios comerciais. As lojas são muitas e todas muito chiques! Do lago Ontario ate a Universidade, de metro, e cerca de 40 minutos de viagem. O Julio diz que se a Mamãe mudasse para ca, ele ajudava a tomar conta de vocês. Acho que, `as vezes, ele também se sente sozinho. Ele mora com um rapaz que trabalha `a noite, ou seja, eles não se encontram. E quase como morar sozinho!
Hoje a Mamãe vai começar a ler o terceiro livro do McLuhan. A Mamãe já conseguiu ler 54 artigos. Ainda faltam 300 itens (entre artigos e livros) para a Mamãe ler. Vamos rezar para a Mamãe acabar de ler tudo depressa. Todo dia `a noite, pecam ao Papai do Céu para mandar mais anjinhos para ajudar a Mamãe a acabar de ler tudo bem depressa. Agora a Mamãe esta conseguindo ler mais depressa. Alem do mais, os dois primeiros meses foram muito difíceis. O período de adaptação foi bastante complicado. Agora a Mamãe já esta se acostumando mais ao lugar, `as pessoas, ao clima e ao ritmo de estudo. Com isso, o cansaço e menor e as leituras vão render mais. As Hierarquias vão continuar nos ajudando. Vocês também passaram por um período difícil ai, e agora já superaram. Agora e so esperar o tempo passar. E ele esta passando bem rápido, não e mesmo?
Ontem `a noite foi a nossa festa de despedida do semestre aqui. Tive vontade de não ir por causa do frio. Contudo, pensei que preciso estar em contato com meus colegas e professores para não ficar isolada. Alem do mais, se eu tiver que esperar o frio passar para sair, vou hibernar ate maio, quando o frio começa a ir embora. Depois que cheguei la, no quentinho do ambiente foi ate gostoso. Tenho uma colega da Hungria que me disse que eu tenho que enfrentar o frio. Do contrario, meu corpo não se adapta `as baixas temperaturas. E muito importante estar bem agasalhada, proteger o pescoço, as orelhas e a cabeça da friagem. Ela me disse que ninguém se importa de ficar muito esquisito com chapéus, gorros e tudo mais. O importante e ficar protegido.
Ontem a Mamãe saiu daqui da Universidade `a tarde para trocar de roupa para voltar para a festa. Ai resolvi comer uma pêra que tinha na bolsa. Meus filhinhos, quase que a mão da Mamãe congelou. Não da para ficar sem luvas. E a Mamãe vai ter que comprar luvas de couro, pois as de tecido não esquentam o suficiente. A Mamãe tambem ficou sabendo de um conjunto térmico que as pessoas daqui vestem por baixo da roupa e que mantem o calor do corpo. Não e muito caro não e esta em promoção. Então a Mamãe vai comprar um. E uma coisa agarradinha no corpo que a gente veste e que vai do tornozelo ate ao pescoço.
Acho que e por isso que as pessoas daqui gostam tanto de ler. Antes do inverno, as pessoas compram um monte de livros para lerem durante essa época. Fico pensando nos meus livros ai na estante da sala de televisao. Agora que tenho tempo de ler, estou sem eles. Sair de casa e so para ir ao trabalho, concertos, teatros, cinemas, tudo que signifique estar em ambiente fechado. Mesmo assim há uns loucos que correm todos as noites depois do trabalho. Eles so não vão, quando esta nevando. Interessante: quando neva e sinal de que esta esquentando então, apesar da umidade, fica mais agradável de se transitar pelas ruas. Mas eles não deixam de fazer nada não, por que os ambientes todos são aquecidos, inclusive os automóveis. Aqui isso não e luxo: e necessidade!
Pois e, então a tarefa da semana vai ser agradecer a Deus pelo clima ameno que a gente desfruta ai no Brasil e que nem agradece por ele. Mesmo quando esta chovendo a temperatura ainda e agradável, principalmente nesta época do ano.
Que Deus proteja vocês! Estamos sempre em sintonia. Não se esqueçam de tomar a vitamina todos os dias, no mesmo horário. E bom também lembrar a Luciene de pedir ao Zé Neca para encomendar 3 Front Line (40 quilos) e 2 Front Line (30 quilos).Dos de 30 quilos, um e para a Alphinha e o outro para o Vênus, mas e bom perguntar o tio Zé Neca se ele já esta com esse peso. Esse remédio e aquele oleoso que a Mamãe passa na nuca de vocês para evitar carrapatos, pulgas e outros bichinhos que fazem mal para a saúde. Lembrem a Luciene de ler as instruções, pois ele tem de ser aplicado 48 horas depois do banho e vocês so podem ser lavados 48 horas depois da aplicação. Do contrario, o efeito do remédio não se realiza. O Front Line deve ser aplicado na primeira semana de janeiro, mas o pedido tem que ser feito antes por que o Zé Neca nem sempre tem o numero de unidades que a Mamãe precisa para vocês.
LUZ, PAZ, GRATIDAO & FORTALEZA para vocês e para o Tio Edimar, a Luciene, para a Kellinha e todo mundo ai! Que Deus os proteja sempre!
Mamãe,
Toronto, 08 de Dezembro de 2006.

1 comment:

Anonymous said...

Amada Filomena, nós nunca iremos nos separar apesar de vc está a menos 30 graus e eu aqui acima de 30. Do planalto central vejo que vc irá aproveitar e muito esse tempo anglo-saxixônico. Saudades.